quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

4 péssimos hábitos de estudo...

Está cansado de estudar muito antes de uma prova e tirar notas baixas? Você pode estar usando os métodos errados de estudo. Confira a seguir alguns hábitos que são péssimos para o seu estudo.

Para reforçar a informação, você também deve adicionar percepções pessoais em suas anotações.

Você já se perguntou por que mesmo depois de horas de estudo, você vai mal nas provas? Se a resposta for positiva é provável que seus hábitos de estudo não estejam benefiando a sua aprendizagem.

Estudar é um hábito pessoal, mas existem alguns métodos que são mais eficazes e que facilitam a memorização e aprendizagem. Em outras palavras, para estudar de forma eficaz, você deve ler, desenhar, comparar, memorizar e testar a si mesmo ao longo dos anos para descobrir o melhor método para você. Porém, alguns deles são péssimos quando devemos estudar sozinhos. Confira a seguir os 4 péssimos hábitos de estudo.

1. Tomar notas lineares


Tentar escrver todas as palavras que o professor diz em uma aula não é a melhor forma de estudo. Se você só copiar o que ele fala sem nenhuma observação sua, provavelmente não estará compreendendo a matéria corretamente. Para reforçar a informação, você também deve adicionar percepções pessoais, rever as informações e colocar tudo isso em um gráfico ou esquema.

 
2. Grifar livros ou textos


Cores brilhantes em uma página só ajudam a criar um grande impacto visual. Não adianta grifar várias linhas se o mais importante for um termo específico. Use o marca texto para realçar a informação que você acabou de ler, e criar um exame de prática. Coloque palavras destacadas em uma folha separada e estude até saber cada termo e conceito.

3. Reler textos ou capítulos


Os alunos são frequentemente encorajados pelos professores a voltar e reler um texto ou capítulo antes de um exame para reforçar o que eles aprenderam. Releitura é uma boa tática como uma última etapa, e ela é apenas uma parte dos seus estudos. Se você não souber os principais conceitos da matéria, não adianta reler ou decorar o texto.


4. Decorar matérias


Os alunos passam muito tempo tentando memorizar certas definições. Mas a ideia não é apenas decorar para as provas e sim aprender os conceitos e saber como aplicá-los. Se você ainda não compreendeu a matéria, a dica é procurar a ajuda de um colega ou professor para solucionar todas as suas dúvidas antes da prova.


Fonte: Universia Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário